Se você está se mudando para um novo imóvel e fica meio inseguro de como será todo esse processo de locação e convivência, esse post é para você! Separamos por aqui algumas sugestões que possam te ajudar a como ser um bom inquilino, confira:
Leia atentamente o contrato de locação antes de assinar e certifique-se de entender todas as obrigações e responsabilidades, tanto suas quanto da imobiliária e do proprietário. Se tiver alguma dúvida, você pode perguntar à imobiliária que prontamente lhe responderá.
Certifique-se de ter fundos suficientes para cobrir o aluguel e outras despesas relacionadas ao imóvel mensalmente, como contas de serviços públicos e taxas de manutenção. Tudo isso é fundamental para que você se sinta tranquilo de estar em dia com suas obrigações e assim possa aproveitar ainda mais o imóvel locado.
Cuide do imóvel, trate como se fosse seu! Desde a limpeza e manutenção regular, também mantenha as áreas comuns limpas e arrumadas, e evite danificar o imóvel. Se houver problemas ou necessidade de reparos, informe a imobiliária imediatamente.
Você pode ser um bom vizinho e respeitar os horários de silêncio, não fazendo barulho excessivo ou perturbando os outros inquilinos. Lembre-se de que você está compartilhando um espaço com outras pessoas e deve ser empático com elas.
Mantenha a imobiliária informada de qualquer problema ou preocupações relacionadas ao imóvel e certifique-se de comunicar de forma clara e concisa, para manter um bom relacionamento indireto com o proprietário.
Respeite as regras e regulamentos da propriedade, como estacionamento, uso de áreas comuns, etc também é uma ótima dica. Não faça alterações no imóvel sem permissão e siga as regras estabelecidas em contrato!
Seguindo essas dicas, você vai criar um relacionamento saudável e positivo com a imobiliária e o proprietário, além de se tornar um ótimo e duradouro inquilino. Gostou desse conteúdo? Siga nosso perfil nas redes sociais para ficar por dentro de todos os materiais que publicamos por aqui!